19 outubro 2006

a dimensão de um país

Por muito que goste do Mestre Almada* ( e como gosto!) há uma frase perdida sobre o gene ( génio?) português que, apesar de me soltar o sorriso, no intimo, no intimo discordo.
Não é que nos faltem qualidades, faltam com certeza, mas temos muitas e coragem não nos tem faltado.
Não sou, em exagero, nacionalista, não gosto de exageros quais quer que sejam, ( só no sentir cultivo a intensidade sem limite), mas hoje ( há sempre um hoje nos nossos futuros) percebi que a dimensão territorial do País é cousa importante. Quanto mais pequena for a sua área, maior é a densidade de imbecis por metro quadrado, logo a probabilidade de andar aos encontrões com eles é directamente proporcional à dimensão do País . Não acredito que existam mais imbecis aqui, nas terras lusas, do que em outras paragens. A natureza é democrática ( …por vezes distraída, mas acredito que se distraia democraticamente…). Só que ( um azar nunca vem só, diz o povo e digo eu, que o sou) o sangue luso denota uma tendência actual de vocações verdadeiramente preocupante; já fomos religiosos, já fomos descobridores, vezes outras já fomos poetas, só que ( e isto deve ser estudado cientificamente), os nossos imbecis tem queda para a politica e então juntam-se todos e entram-nos todos juntos pela casa dentro mal se abre o raio da Janela do Mundo.
Ontem, apareceu-me um a dizer esta cousa espantosa. “Os consumidores de energia andaram a estorrica-la a preços controlados, agora têm que a pagar, e COM JUROS!
Mas que raio, eu devo ser um grande imbecil ( daqueles que o sendo, se dão ao luxo de não querer nada com a politica, ou seja UM MONSTRUOSO IMBECIL…que raio de mania das grandezas eu tenho…), afinal pensava eu (Imbecil) que a EDP, mesmo praticando estes preços ínfimos… mesmo praticando este “dumping” absurdo, este enorme atentado aos cofres da empresa, no final do ano apresentava lucros e distribuía dividendos! afinal, pensava eu que isto do mercado Ibérico da energia era porque cheirava a lucro de forma tão intensa que todos o querem e é ver Reis e Presidentes a tratarem de tudo com todo o decoro institucional ...Imbecil, eu, que provavelmente devo ter assinado um contrato qualquer com letras miudinhas a dizer que não pagas agora, consome á bruta, que daqui a três anos pagas a tudo e com juros! Imbecil eu, que tenho a mania que há serviços que tem uma carga social num país que se quer solidário…
Querem ver que os nossos políticos estão a consumir honorários de terceiro mundo, para daqui a uns anos nos obrigarem a pagar o devido valor( determinado pela alta autoridade independente dos imbecis unidos) …COM JUROS! Viva A SOLIDARIEDADE!

Porra! Por ventura o melhor é não votar em mais nenhum!

Percebi cousa outra, hoje…a razão de eu gostar tanto do mar... é que este nosso mar nacional é enorme ( que muitos imbecis desconhecem), e aí os imbecis estão muito mais dispersos, e só com um tremendo azar, ou distracção absoluta consigo abalroar um. ( Vou estar atento, vou estar atento, vou estar atento...)

* (…coragem portugueses, só vos falta as qualidades…)

Ps: Depois de escrever o que provavelmente acabaram de ler, fiquei a pensar em amigos que tenho, lá para os arquipélagos da Madeira e dos Açores e fiquei preocupado com a minha teoria, pois a probabilidade ....Jesus...Deus do Céu, Olhai por eles....

2 Comments:

Blogger Maria Alfacinha said...

(se calhar somos todos imbecis)

20 outubro, 2006 03:08  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) said...

(pois...)

23 outubro, 2006 09:50  

Enviar um comentário

<< Home