27 setembro 2005

o senhor Cunha


Maleitas antigas, levaram-me ao Hospital.
Maus-jeitos acumulados que mereciam um atendimento especial e rápido, pelo que recorri ao Cunha, para que o Senhor Doutor, Douto Professor e amigo de longa data, olhasse com prontidão as dores deste outro amigo, que até tem pouco tempo.
Abraços aqui e ali, De que te queixas, Como estão os miúdos, Já …eh! Como o tempo passa…Vamos lá a ver isso então…
Aperto aqui, aperto ali e, Gaita rapaz! É grave? Não! Mas preciso de uma radiografia! Mas para isso vais ter que te inscrever na consulta ( lá se foi o Cunha). Radiografia? Mas então não é preciso, estive aqui faz…sei lá uns quinze... não! Foi em Agosto, sim finais de Agosto nas urgências, porque não aguentava o raio das dores e tiraram um raio X... Tiraram? Não interessa! Sei lá como tiraram o raio da raio! Tiras outra, que eu quero ver...Vais é ter que ir para a marcação de consultas...Ó Graça leva aqui o Senhor Engenheiro para a marcação da consulta...Mas já fecharam senhor Professor, Ó senhora estou-lhe a dizer para levar o senhor engenheiro. ( haja Deus! Voltou o Cunha!). Venha daí.
Fui, tal pato segue a pata, mas de rabo encolhido tal cão, que isto de desautorizar a Dona Graça era coisa que indispunha a dita e o dito, professor, o Manel...o Cunha!
Hora e meia passada, lidas as páginas do jornal,refelctidos e apontados ditos para a campanha, bebidos dois cafés de máquina badalhoca, em copos de plástico... O seu cartão, por favor! Tirei, paciente o cartão milagroso, informatizado, que todo o cidadão deve ter para utilizar o Serviço de Saúde, e seguro do acto, estendo-o com o suor a escorrer, que estamos em contenção e ventoinha é do mais belo em arte estética e estática, fica bem! Fica, sim senhor, que há falta de cabides para tanto casaco quando o calor aperta...
Não é esse! Não é este? Mas eu sempre usei este! Mas este é o magnético, quero o verde, o de cartão! O cartão...de cartão? Mas o de cartão deitei-o fora quando recebi este, magnetizado...tenho usado sempre este. Mas não aqui senhor...senhor Francisco! Vai ter que fazer uma inscrição nova! Dirija-se aquele guiché por favor e depois venha novamente aqui! ( Meu Deus , Meu Cunha , salva-me, rezei, amaldiçoei, manguitei em espírito, sei lá em que “ei” mais pensei … ).
Foi coisa rápida, meia hora que é coisa que custa pouco a passar quando os nervos tomam conta dos cabelos...
Agora espere que o chamem...Mas o Senhor Doutor disse para eu ir tirar uma radiografia, e estou a ler, ali que diz “ Só fazer a marcação depois de ter a radiografia
Ah! Podia ter dito, Ó GRAÇA! GRAÇA! TRAZ A REQUISIÇÂO! QUAL? A DO FRANCISCO! (Ena , como isto já vai pensei, e calei que isto de ser levado pelo Cunha é coisa de respeito...Manguitei vezes muitas até doer o braço...ah como sabe bem manguitar em espírito, pró Cunha e para o Raio que os Partam!)
Suba aquela escada e tire o Raio X, Leve isto por favor!
Subi, confesso que desajeitado, porque andar com o rabo entre as pernas só porque se pediu ó Cunha para dar um jeito, é coisa que faz suar e ter outras maleitas que provavelmente vão precisar de consulta médica, que Psiquiátrico é médico também!
GUICHÊ À ESQUERDA! Muito Obrigado Senhora Dona Graça, muito Obrigado.
Vazio! Esperei, por falta de TLIM! TLIM! Tão em voga de filmes outros, menos cómicos.
Aparece senhora forte de maçã pendurada na boca, recém dentada, a espreitar por uma porta, ao fundo do corredor, numa quase penumbra.
O que deseja? É para uma radiografia...Ah, vai ter que esperar um pouco...comecei agora a maçã...é só um minuto...
Vinte depois, que no entretanto apareceu colega outra, com novidades da novela das nove, e 1 euro e vinte depois ( afinal o Manel tinha razão, que diabo, por um euro e vinte vale a pena tirar mais uns retratitos...Ah, ganda Manel, que sabes disto!).
Pegou no papel e hesitou, paralisou... mas o que é que este gajo ( O doutor, o Professor, o Manel...o Cunha), escreveu aqui... Ó Teresa vê lá se entendes isto... ( mais cinco minutos, e...) Penso que é rotação! Foi com rotação que o senhor Doutor pediu a rádio, senhor...senhor Francisco? Com rotação minha senhora? Não sei Minha senhora, vai demorar muito minha senhora? Espere um pouco se faz favor...( e revira os olhos de maçada por este inoportuno cidadão que a fez apressar a degustação do pecado à pressa e sem prazer)
Agarrou no telefone, Ó Graça isto é com rotação ou sem rotação? Sim eu espero...( cinco minutos depois, Ó Teresa, leva este senhor... é com rotação!
Foi rápido, afinal aquilo da rotação era coisa simples, só tinha que tirar uma radiografia com a mão para dentro e outra com ela, para fora ( São Manguito me salve, que eu não sei andar nisto, meu Deus! Orei em prece desesperada, num quase Socorro!)
Pois é Chico! Pois é ! Isto está óptimo, é coisa pouca, toma isto, um ao almoço, outro ao jantar e muito gelo! Muito gelo! Na cabeça presumo! És sempre o mesmo Chico, sempre a brincar. Aparece rapaz, andas com ar abatido! Aparece lá em casa…

2 Comments:

Blogger saltapocinhas said...

Ahahahah! Por essas e por outra é que eu só entro num hospital se estiver desacordada! Nunca usei o meu cartão, se calhar tb não presta! Médicos, xiça!!
Gostei deste blog, que achei por acaso! ;-)

29 setembro, 2005 22:27  
Blogger musalia said...

Francisco, mas que saga! os hospitais e os postos de saúde são excelentes...por isso pago um balúrdio em particulares...

30 setembro, 2005 17:22  

Enviar um comentário

<< Home