21 setembro 2005

o meu direito à indignação, escreve-se assim...


Não tenho interesse em saber se a senhora Doutora é culpada ou inocente. Não a conheço, não me é íntima, não me pediu licença para entrar em casa, mas entra pela televisão, pelos jornais e rádios.
Não sei se fugiu, ou se foi dar uma volta. Não me interessa de todo!
O que me incomodou foi o facto de por duas vezes ter assistido em directo a fúria da multidão ( mas como sou generoso nas palavras…deve ser por estar em campanha, ou por ter algum pudor e respeito pelo trigo, e por não gostar de confusões e o joio até cheira mal à distancia):uma deu-se com uma figura publica que foi ao Feudo da senhora, e levou umas murraças do dito POVO, outra, presenciei-a hoje onde o protagonista foi um anónimo cidadão que teve o azar opinar contra a corrente…( esse sim teve que fugir, que o Estado não anda direito, anda de cócoras e de calças na mão)…
Pensava eu viver numa Republica, mas enganei-me, os Feudos existem, e aí estão, a usar a ingenuidade e a crença do Povo que nunca ordenou mas que afinal, parece, foi sempre ordenhado…
A senhora pode voltar para terras outras, pelo menos assim não me entra a torto e a direito pela casa dentro, armada em justiceira do Povo e das causas perdidas.
Perdido, anda o País que assiste impávido à esperteza saloia ( que me indultem os meus conterrâneos de terras chamadas saloias, gente honrada de amanha da terra, e criadores de hortaliças tenras, queijinhos frescos e coisas outras, boas de ver e de degustar) de meia dúzia de papalvos empertigados, que usam e abusam da democracia e dos democratas que tem complexo de fazer cumprir a lei, agrilhoados na cobardia da inércia…

Incomoda-me ver elementos da Forças Armadas do meu País discutir na praça pública o que sempre se discutiu com orgulho e respeito nas casernas. Também neste caso não vou julgar razões, mas ponho-me a pensar se um dia, as Forças Armadas, (desculpem , elementos das Forças Armadas), se virarem para o comando e dizerem, “Não meu Coronel, não vou dar tiros em defesa da Pátria, diz o meu médico que faz mal à saúde…”
Será difícil perceber que o País atravessa todo o tipo de crises, e que devem ser as suas instituições a dar o exemplo e o sacrifício?
Às vezes, só às vezes ponho-me estupidamente a pensar se o 25 de Abril de 74 se fez porque os senhores capitães nunca mais progrediam na carreira…( eu não devia escrever isto por respeito, sei que passou muito tempo, que os homens de hoje são outros, mas deviam ser esses outros os primeiros a respeitar as instituições que representam, porque elas representam o País) .

Incomoda-me ver meia dúzia de palhaços vestidos de pseudo-militares a fingir que treinam meia dúzia de pseudo-figuras-publicas, todos palhaços que fingem que são gente num país do faz de conta...
Porque o que conta é estar na televisão, neste triste país, que continua a fingir que se perdeu num dia de nevoeiro…