03 junho 2005

os exageros de um povo que deixou de olhar o horizonte


Houve tempos em que o Homem público (não necessariamente Politico) tinha Uma Palavra. Usava as palavras com a propriedade do seu significado e construía um caminho, o seu, coerente.
Se os acasos do destino lhe trocassem o sentido da Palavra, logo fervilhava um sentir próximo da desonra que terminava de forma drástica, típica de tempos outros, longínquos, quiçá românticos, teatrais e lá se disparava um raio trovão que levava a vida e a honra, deixando o Ilustre lavado e o chão manchado de lágrimas e sangue.
Eram tempos estranhos em que o importante era a causa (pública).

Um exagero!

Hoje os tempos vieram com outros ventos, os nossos homens públicos, são muito mais flexíveis ( mimetismos vegetais, quanto mais flexíveis menos quebram).
A palavra muda com frequência de sentido (deve ser dos ventos), a coerência é coisa sem importância e honra é cousa que se perdeu no dicionário, ficou muda como o agá que a define. O grave é que, estando a democracia em voga, estes nossos homens públicos de hoje são escolhidos pelo que dizem que fazem, são escolhidos por quem acredita exactamente na convicção dita. Só que a convicção não tem prazo de validade. É como se comprássemos um iogurte de morango, pelo simples facto que gostamos de iogurte de morango, mas lá dentro está um iogurte de ananás que por acaso até nos causa alergias. Lixo com ele. Mas no caso do homem público (sem causa, porque causa é coisa que não muda) temos que o aguentar mesmo que cheire mal.

Um exagero!

Haja coerência e essa pelos vistos, temos.
Somos uns exagerados por natureza!

3 Comments:

Blogger musalia said...

amigo do Almaro, meu amigo é.
felicidades para o teu blog, serei visita :)

03 junho, 2005 16:40  
Blogger lique said...

Coerência no exagero. Não tinha pensado no nosso exercício de cidadania (temos disso?) desse modo. Mas não está mal visto, não.
Gostei muito do que por aqui li. E és amigo do almaro? Isso é o que se chama uma boa recomendação! :)
Sê feliz por aqui. Bjs

03 junho, 2005 22:37  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Olá Francisco

Agradeço a tua visita no meu "espaço" que muito me honra, espero que agora, que já sabes o caminho...
Volta faz favor! :)

Estou a tomar conhecimento do teu "cantinho" e estou a ADORAR! palavra fácil e comum esta, mas é sentida!

Voltarei...

Um beijo

Bom f. semana

03 junho, 2005 23:54  

Enviar um comentário

<< Home