01 junho 2005

o endeusamento


Acordei com um dilema, digamos que dei comigo a olhar o mundo de fora.
O meu mundo. ( Visto dos meus olhos, assim como quem sobe até à lua e fica ali a olhar TUDO)
Procurei a obsessão, a linha de conduta, o que O caracteriza.
Entre muitos conceitos, no alto da pirâmide ficou um: liberdade.
Tudo o que nos tem orientado e pelo qual temos dado a vida, assenta neste conceito endeusado de que tudo se justifica em nome dela. Prendemo-nos de tal forma ao conceito que nem sequer o questionamos, como se fosse uma questão de fé e da própria subsistência da cultura ocidental. É preciso a todo o custo espalhar a fé. É a fé dos tempos modernos que curiosamente nos torna frios e egocêntricos. Primeiro está a minha liberdade, depois vem o resto, se possível, em nome dela.
Fica bonito!
É Intelectual!
Moderno!
Civilizado!
Diria mesmo o apogeu de uma Civilização!
Sinto que corremos para um abismo abraçados na hipocrisia.
Gostaria que no topo da pirâmide estivessem outros tipos de valores, que nos responsabilizassem em nome do outro, em nome do colectivo, que a nossa satisfação interior passasse pelo próximo através de um compromisso, através de uma consciência social e não individual…
Hoje acordei com um dilema…sei que vou ficar preso não à minha liberdade, mas à minha ingenuidade, de ter acordado a sonhar com outro tipo de sociedade, num outro mundo, numa outra época e que se vive na ilusão do sentir...